Páginas

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Tecnologia e Ciẽncia

Estudo diz que internet sem fio
"machuca" folhas de árvores

Plantas colocadas bem perto de roteadores Wi-Fi apresentaram coloração anormal
Getty Images

Os efeitos da radiação emitida por aparelhos celulares e por equipamentos de Wi-Fi (internet sem fio) sobre o corpo humano ainda levantam polêmica no mundo científico, mas há indícios de que as plantas também possam ser afetadas por essas ondas. Uma pesquisa feita na Holanda mostrou que as árvores plantadas próximas a roteadores Wi-Fi (aparelhos responsáveis por “colocar a conexão no ar”) sofriam com problemas como cascos danificados e morte das folhas. De acordo com o jornal britânico Daily Mail, o estudo foi encomendado pela cidade de Alphen aan den Rijn, no oeste da Holanda, depois de árvores aparecerem com deformidades sem causa aparente. Os pesquisadores, então, levaram 20 árvores para um laboratório e as expuseram a vários tipos de radiação por três meses, a uma distância de apenas 50 cm.
As folhas das plantas colocadas assim tão perto do roteador Wi-Fi apresentaram uma coloração similar à do chumbo, em razão da morte de alguns tecidos, o que pode acabar com as folhas. De acordo com os pesquisadores da Universidade Wageningen, cerca de 70% das árvores em áreas urbanas apresentam o mesmo problema – esse índice era de apenas 10% há cinco anos. As plantas encontradas em matas mais fechadas não sofrem com o problema.
Agora, os cientistas devem fazer mais estudos para confirmar o problema.
Outros especialistas contestaram os resultados. Uma agência de saúde da Holanda afirmou que os resultados são “iniciais” e que não foram confirmados por outras pesquisas.
– Com base nas informações existentes atualmente, não se pode concluir que os sinais de Wi-Fi causaram danos às árvores ou a outras plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário